A extração do mel, atividade inerente ao processo produtivo da apicultura, retira o mel contido nas melgueiras e o disponibiliza como alimentofuncional de alto valor nutricional. Este processo é normalmente realizado em Casa do Mel ou Entreposto de Mel, instalações controladas pelo Ministério da Agricultura. O processo, no entanto, exige uma logística de transporte das melgueiras pelo fato dos quadros terem que se deslocar do apiário até as casas de mel ou entrepostos. Esta etapa do processo de extração expõe o mel a diversas contaminações, favorece a perda qualidades devido a intempéries, além de constantes perdas de abelhas neste percurso. Muitas vezes a distância entre apiários e casas de mel são superiores a 100 km, ou ainda, ocorre extração em locais inapropriados.
Visando melhorar a qualidade e produtividade do mel, o projeto da UBM Móvel - Unidade Móvel de Beneficiamento de Mel, prevê a criação de Unidades de Extração de Mel, baseadas no conceito de sistema modular, com todos os equipamentos necessários à extração e armazenamento do mel. Esta irá viabilizar a extração do produto no local de produção, melhorando a qualidade dos produtos e reduzindo as perdas e contaminações.
A UBM Móvel, consiste em um módulo dividido internamente nos ambientes com os recursos necessários para executar o processo de extração de mel. Esta unidade é diferente de qualquer outra existente no mercado nacional, tendo em vista que dispõe de um sistema mecânico capaz de elevar o módulo para a altura da carroceria de um caminhão convencional. Assim, ela pode ser posicionada como uma carga no caminhão de forma prática e então transportada para outra localidade.
A UBM Móvel conta, também, com uma área de recepção que é montada no momento em que ela é disposta em um terreno. Esta região é protegida por telas de nylon para evitar o ataque de abelhas ao mel, além de contar com um toldo que protege as melgueiras do sol e da chuva. Apenas os quadros serão coletados pela unidade e então posicionados sobre a mesa desoperculadora para em seguida sofrer o processo de centrifugação. Após este processo o mel será armazenado em baldes e poderá seguir, então, para um Entreposto de forma segura e livre de contaminações.
A unidade dispõe de um gerador que será responsável por fornecer eletricidade à unidade. O projeto hidráulico contempla dois tanques de armazenamento de água e bombas hidráulicas para o deslocamento do fluido. Um aparelho de ar-condicionado irá condicionar a temperatura ambiente da área de extração e expedição, evitando com que o calor prejudique a qualidade do mel e a ergonomia do operador.
A UBM Móvel tem os seguintes ambientes:
Área de recepção (1);
Banheiro (2);
Vestiário (3);
Gabinete sanitizante (4);
Área de extração (5);
e Área de expedição (6).
O banheiro não permite nenhum acesso à área de manipulação do mel e conta com um vaso sanitário e uma pia de canto acionada por pedal. O vestiário é o ambiente permite acesso à área de extração e possui um armário no qual estará a vestimenta adequada para o processo de extração. O gabinete sanitizante é o ambiente no qual o operador, já com a vestimenta adequada, irá realizar todos os processos de higienização contanto com uma pia acionada por pedal, um lava-botas e uma ducha. Na área de extração teremos uma mesa desoperculadora, uma centrífuga, uma pia além de uma prateleira para o armazenamento dos baldes vazios. Na área de expedição ocorrerá o armazenamento de mel e então a retirada dos baldes da unidade, contando com um sistema mecânico que facilitará esta etapa. Além dos ambientes internos a unidade conta com a área de recepção, já citada anteriormente.
O projeto UBM Móvel já tem a aprovação da ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, na análise técnica do projeto e da planta, o que mostra a seriedade e o compromisso do projeto com a apicultura nacional.