Simulação numérica e experimental do ensaio de impacto em componentes elétricos fabricados com material plástico injetado, realizado de acordo com a norma ABNT NBR 14373
Em concomitância com o crescimento tecnológico vem o aprimoramento e surgimento de novas técnicas de processos de fabricação. Dentre essas, destaca-se a moldagem por injeção de peças plásticas, que vem ocupando grande espaço nas indústrias. Todavia, boa parte dos parâmetros característicos e do comportamento dos materiais termoplásticos, quando submetidos a carregamento de impacto, não foram determinados com precisão suficiente para integrar critérios de projeto. Em virtude dessa carência, cargas associadas a esse tipo de estrutura são comumente majoradas a favor da segurança, desencadeando maiores custos e dimensões das peças fabricadas.
O objetivo deste projeto é definir um procedimento para projetar peças plásticas submetidas a carregamentos de impacto, usando o método dos elementos finitos. Para a validação dos resultados numéricos, serão realizados ensaios de impacto em um componente elétrico-eletrônico, foco de aplicação da pesquisa. A partir dos resultados, espera-se estabelecer critérios para o projeto de NoBreak’s de forma que não haja risco de sua falha durante os testes regulamentado pela norma NBR 14373.