home Publicações TCC's

Desenvolvimento de uma sistemática para seleção de máquinas de medir por coordenadas de pequeno porte inseridas na produção industrial

Resumo:

Esta monografia teve como objetivo sistematizar o processo de seleção de um modelo adequado de máquina de medir por coordenadas (MMC) para uma determinada aplicação industrial, com base na análise da capacidade técnica da máquina realizar a medição proposta e na análise do retorno de investimento. A análise da capacidade técnica é fundamentada na comparação do desempenho de MMCs de pequeno porte, avaliadas através de índices de capabilidade, obtidos por meio de medições repetidas com um corpo de prova. A análise de retorno de investimento faz o levantamento dos custos associados à aquisição, operação e manutenção do sistema de medição e indica se o investimento será ressarcido e em quanto tempo. As máquinas de medição por coordenadas (MMCs) inserem-se em um contexto de aumento cada vez maior da produtividade da produção industrial, assim como a crescente exigência quanto à qualidade dimensional do produto final e são ferramentas fundamentais para um número cada vez maior de indústrias. A sistematização do procedimento de seleção da MMC tem como conseqüência a escolha do equipamento adequado, evitando que o erro de escolha seja detectado posteriormente à sua aquisição.

apoio:
parceiros: